Bem vindo, hoje é sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Acondicione cacos de vidro

Cortes provocados por cacos de vidro, no momento da realização da coleta, em função de estarem mal acondicionados em sacos de lixo e sem a identificação do perigo, estão entre as maiores preocupações dos coletores de resíduos, e é um dos principais motivos de afastamento do trabalho. Acidentes deste tipo desestruturam as equipes e prejudicam o bom andamento do trabalho prestado pela RECICLE, além de que o profissional pode vir a ter complicações por contaminação ou ainda, em casos mais graves, redução de movimentos dos membros afetados. Os cortes ocorrem principalmente nas mãos, braços e pernas.

Descarte seringas e agulhas corretamente

Seringas e agulhas, após o uso em domicílio, devem ser descartadas em locais adequados. Para que não ocorram acidentes, acondicione-as em uma embalagem resistente e dirija-se a um posto de saúde municipal. Lá será dado o destino correto. Clínicas médicas, consultórios médicos e dentários, farmácias, ambulatórios, postos de saúde, hospitais e demais serviços de saúde, não podem descartar os resíduos infectocontagiosos junto com os resíduos destinados à coleta domiciliar. Para o descarte adequado deste tipo de resíduo, devem utilizar-se da coleta especializada dos resíduos dos serviços de saúde, que darão o destino correto, no aterro da RECICLE. Lá estes materiais passam por um processo de esterilização em autoclave, para, só depois serem depositados em área específica.

Mantenha cães afastados do cesto do lixo

Cães soltos, com acesso à rua ou ao cesto de lixo, podem dificultar ou impedir o acesso ao serviço de coleta de resíduos. Uma vez que o animal entenda que o coletor de resíduos possa ser uma ameaça, à sua área de domínio, tentará defendê-la e consequen- temente pode vir a atacar e morder o profissional que tenta realizar a coleta dos resíduos. Manter cães em uma área restrita impede que este tenha acesso à rua e ao cesto de lixo, evitando acidentes com transeuntes ou familiares que possam aproximar-se sem conhecimento do perigo, além de agilizar a coleta de resíduos, pela redução do risco de acidente desta natureza.

Evite uso de tambores
Utilize sacos de até 50 litros

A ideia de acondicionar os resíduos em tambores, pode parecer prática e eficiente para o usuário do serviço de coleta de resíduos. Na verdade, no momento da coleta, recipientes inadequados dificultam o manuseio e impedem que o serviço seja executado com agilidade. O coletor de resíduos, muitas vezes depara-se com recipientes sem alças, mal cheirosos, com água da chuva acumulada em seu interior, com a parte superior afunilada em relação ao corpo do tambor, com peso e volume excessivos, podendo em muitos casos impedir a movimentação e remoção dos resíduos. A utilização de sacos de lixo, até o volume de 50 litros, depositados na via pública, em local visível e de fácil acesso, agilizam a remoção e impedem que ocorram acidentes, no momento da coleta de resíduos, causados por esforço exagerado ou por materiais perforucortantes depositados inadequadamente em tambores, sem o devido cuidado e proteção.

Instale cestos elevados

A instalação de cestos elevados nas calçadas, em frente às residências, impede o contato de animais com os resíduos e a disseminação de doenças, através destes ou de outros vetores, que encontram ali farta fonte de alimento. Ainda, facilita o acesso do coletor de resíduos aos sacos ali depositados, evitando que haja necessidade de retornar ao mesmo ponto para a devolução do recipiente de armazenamento dos resíduos.

Evite obstruir a passagem

A obstrução de vias, mesmo que parcialmente, além de causar descontentamento para os moradores da rua interrompida, pode vir a impedir o acesso de veículos de grande porte, como é o caso dos caminhões coletores compactadores de resíduos. Nesta circunstância, a coleta de resíduos ficará comprometida, podendo vir a ser descontinuada, naquele dia. Esta situação traz transtornos ainda maiores para os demais usuários, que ficarão sem receber o serviço, caso não haja possibilidade de acesso para o veículo.

Fique atento aos dias da coleta

Isto é muito importante para evitar que os resíduos fiquem expostos por longos períodos, atraindo animais que se utilizam dos resíduos como fonte de alimento, podendo vir a espalhá-los pela rua, deixando um ambiente visualmente ruim, mas atrativo para vetores transmissores de doenças. Informe-se sobre os dias em que a coleta de resíduos é realizada na sua rua. Esta informação está disponível no site da RECICLE.


Reset Focus

Utilizamos cookies para melhorar o desempenho do site, oferecer uma melhor experiência de navegação e permitir o compartilhamento fácil de conteúdo. Os cookies são informações armazenadas no seu computador em arquivos simples de texto que nosso servidor pode ler e gravar. Esses arquivos não contêm nenhuma informação confidencial. Mais informações

Reset Focus